Dispensa do Alvará de Funcionamento e suas particularidades.
O MDIC divulgou o ranking de estados e municípios com mais atividades econômicas de baixo risco dispensadas de alvarás. O Rio Grande do Sul lidera com 770 atividades dispensadas.
Introdução
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou, no último dia 02 de agosto, (clique aqui) o ranking nacional dos estados e municípios com mais atividades econômicas de baixo risco com dispensa de alvarás e licenças. Segundo informou o MDIC, o Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar sendo o Estado do país com mais atividades econômicas dispensadas (um total de 770 atividades), seguido por Piauí (745) e Minas Gerais (701). Já o Estado de São Paulo aparece no ranking com a dispensa de alvarás e licenças para 260 atividades econômicas.
Ainda segundo a lista, no âmbito dos municípios, Pinhalzinho (SC) é o que possui o maior número de atividades dispensadas de alvarás e licenças (1.129), seguido por Paranavaí (PR), com 1.077, e Serrinha (BA), com 1.076. Em contrapartida, os municípios que mais limitam a dispensa são os municípios paulistas de Votuporanga (17), Brotas (21) e Diadema (43).
Importância da Lei de Liberdade Econômica
Do ponto de vista do avanço da legislação sobre a simplificação do ambiente de negócios, devemos destacar a importância da Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13. 874/2019). Em seu artigo 1º, § 6º, há expressa dispensa de quaisquer atos públicos para as atividades econômicas classificadas como baixo risco e, ainda, seu artigo 3º, § 1º, inciso I, traz a competência do Poder Executivo para a elaboração da classificação nacional de atividades de baixo risco, que deve ser observada na ausência de legislação estadual, distrital ou municipal específica (independentemente da aderência do ente federativo à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM).
Neste sentido, exercendo a competência fixada pela lei, o Poder Executivo, por meio do Comitê para Gestão da REDESIM (CGSIM), elaborou a Resolução CGSIM nº 51, de 11 de junho de 2019, que define o que é o baixo risco e dispõe sobre a classificação nacional de atividades econômicas também de baixo risco.
Outros pontos de Destaque
Vale salientar que a Lei nº 13.874/2019 disciplina no artigo 3º, §1º, inciso III, que, na hipótese de existência de legislação estadual, distrital ou municipal sobre a classificação de atividades de baixo risco, cabe ao ente federativo que editar ou tiver editado norma específica encaminhar notificação ao Governo Federal sobre a edição da norma. Somente assim é possível a inserção da norma específica de baixo risco no cadastro de regras de dispensa de alvarás e licenças, constante no integrador nacional da REDESIM.
No entanto, na ausência de norma editada pelo município, deve ser considerada a lista estadual e, caso está classificação estadual também não exista, a lista nacional, que possui 300 atividades econômicas, será a norma aplicada ao caso.
Considerações Finais
A dispensa de alvarás e licenças traz enormes benefícios ao empreendedor, pois reduz a burocracia e o tempo de abertura de uma empresa, uma vez que a atividade do empreendimento estará apta a ser iniciada tão logo a empresa receba o número do CNPJ e inscrição fiscal. Lembrando que, caso a sua atividade não faça parte das excludentes de formalização, o alvará de funcionamento é um documento imprescindível para o regular funcionamento de qualquer pessoa dotada de personalidade jurídica, ou que exerça atividade mercantil, sob pena de sanções municipais em sua ausência.Suporte EspecializadoRealize uma consulta técnica aos nossos profissionais para verificar se a atividade de sua empresa está dispensada ou não.
Caso deseje formalizar ou regularizar sua empresa, a equipe Everest estará à disposição para orientar e auxiliar em todos os trâmites e serviços necessários.